top of page

Masterização

Masterização, em essência, é o processo de transpor a música gravada para seja lá qual for a mídia escolhida para consumo. Antigamente costumava ser apenas vinil e o processo foi criado pelas limitações físicas que a mídia impõe, pois para se transpor o som gravado na fita magnética para o vinil com precisão eram necessários alguns ajustes na equalização e controle de dinâmica.

As principais diferenças na mix/master para vinil são o controle de dinâmica que para o vinil é preciso salvar seus transientes mantendo uma certa dinâmica para que seja possível a agulha de corte e a de reprodução transpor isso adequadamente, devido a forma que as frequências são cortadas no vinil não é recomendado que se trabalhe com graves abaixo de 200 hertz no campo estéreo, também é importante observar a relação entre Mid-Side porque o campo estéreo em relação ao campo mono pode produzir uma modulação muito complicada para a agulha de corte/reprodução e o uso e De-Esser em vocais para reduzir a possibilidade de distorções nas frequências altas que são as mais aparentes no vinil.

Com a introdução do CD e do áudio digital a masterização começou a ganhar um papel mais importante durante o processo de produção musical pois os níveis de volume que o áudio digital pode suportar permitem que o engenheiro tenha mais espaço para trabalhar e tomar decisões criativas de estética relacionadas a música.

Nos dias de hoje além do vinil no formato analógico temos diversas formas de consumo dentro do formato digital tais como: CD, Blue-Ray, Streaming e Dolby Atmos o que requer diferente atenção e cuidado para cada master/formato diferente.

No cenário ideal, uma mix bem feita já resolveu a maior parte se não todos os problemas dentro do som e o que resta a ser feito pelo engenheiro de master é talvez fazer uma equalização mais cirúrgica em muitos casos apenas atenuando ressonâncias e frequências desagradáveis para o ouvido humano, um pouco de compressão, talvez saturação harmônica se for adequado para o gênero e colocar a música em um volume apropriado para o mercado fonográfico.

Uma faixa bem masterizada depende uma mix bem feita, que depende da produção e captação muito boas; se todos os processos não foram devidamente executados muitas vezes, você está mais salvando o projeto do que masterizando.

IMG_0263.HEIC

© 2025 by ST4

  • Instagram
bottom of page